segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Feira do Rio Antigo...


5 horas da manhã. Dona Maria, seu João, dona Márcia, Renatinha e suas amigas e muitos outros, entre hastes, madeiras, lonas e objetos, montam mas uma vez suas barracas na rua do lavradio.
8 horas da manhã. Antônios e Ronaldos acendem seus fogões, ligam suas geladeiras e conferem o caixa para mais um vez abrirem as portas de seus bares na rua do lavradio.
De repente um sonzinho bom vem da praça Emilinha Borba, anunciando um dia típico carioca. Chico Buarque canta num playback bem "afinado"...rs

"Estava a toa na vida/O meu amor me chamou/ Pra ver a banda passar/Cantando coisas de amor. A minha gente sofrida/ Despediu-se da dor/ Pra ver a banda passar/ Cantando coisas de amor..."

Pais, mães, filhos, bebês, jovens, vovôs, vovós, famosos e não famosos vão chegando, seus carros estacionando, a rua vai se enchendo de gente interessante e assim começa a feira mais carioca do Rio de Janeiro.
Conhecida como feira do Rio Antigo, é organizada pela Associação Pólo Novo Rio Antigo e acontece todo primeiro sábado de cada mês. Nela, várias barracas, lonas e lojinhas expõem e vendem seus produtos, a maioria objetos antigos e usados que vão desde anéis de prata da década de 20 até enormes e lindas cristaleiras, tudo com muito conteúdo e história.
Para animar e distrair as pessoas, músicas de boa qualidade embalam as compras e os comes e bebes que acontecem nos mais variados bares da rua. Grupos de dança, luta e outros se apresentam no cruzamento entre a Rua do Lavradio e a Avenida República do Chile, formando uma grande roda de curiosos e admiradores.
Assim acontece a feira mais charmosa e uma das mais antigas do Rio de Janeiro, onde muitas histórias são relembradas, recomeçadas ou continuadas através do comércio de antiguidades da Rua do Lavradio.

Babi Mariano

Nenhum comentário: